A Importância do Pequeno Almoço

O Pequeno Almoço é a refeição mais importante do dia, e é indispensável para que tenhamos um bom desempenho intelectual e físico apesar de ser, provavelmente, aquela a que se dá menos importância.



Durante a noite, enquanto dormimos, apesar de estar em repouso o nosso organismo continua a desempenhar as funções vitais necessárias à manutenção da vida e para tal dispende energia. Um sono reparador de pelo menos 8h significa 8h sem ingestão de nutrientes, pelo que aquela energia provem das nossas reservas, nomeadamente de glicogénio (uma das formas de armazenamento dos hidratos de carbono).

Pela manhã, é fundamental repôr os nutrientes e reservas gastas durante a noite, caso contrário, passaremos o dia sonolentos, irritados, com dificuldade de concentração e com sintomas de fadiga. Além disto, "saltar" o pequeno almoço desacelera o metabolismo e pode, a longo prazo, provocar obesidade - sem receber os nutrientes de que necessita durante a manhã, na refeição seguinte (o almoço) o organismo vai absorver mais nutrientes do que aqueles de que realmente necessita, para tentar suprir necessidades futuras. Absorver mais nutrientes torna mais provável que eles sejam acumulados sob a forma de reservas de gordura, pois dificilmente serão gastos até ao final do dia, e no dia seguinte todo o ciclo se repete, havendo novamente absorção exagerada de nutrientes, e mais reservas de gordura... que não queremos ter!

O que devemos comer ao Pequeno Almoço?
Um bom pequeno almoço deve incluir leite e seus derivados, cereais ou pão pouco refinados (se forem integrais, tanto melhor) e fruta ou sumo - para ajudar a atingir as doses diárias recomendadas de cálcio, vitaminas, minerais e fibras.





Gostarias de Encomendar Oriflame Online? 
Contacta-me já
 
Mensagem By Blogger Paula Romão

Comentários

Mensagens populares