O Triptofano e o Omega 3: Depressivos Ansiedade ou Perda de Peso

O triptofano é um aminoácido essencial que actua como precurssor da seratonina, um dos neurotransmissores mais importantes do sistema nervoso humano, poque além de transmitir impulsos nervosos de uma célula para a outra, tem um papel importante no humor, a ansiedade, o sono, a dor, a conduta alimentar e o prazer sexual. 

Actua como sedativo e anti-depressivo natural sem o menor efeito secundário. A depressão tem um impacto muito grande no nosso organismo: põe em marcha um mecanismo de acções que provocam alterações de apetite, modifica os padrões do sono, incrementa a sensação de fadiga, incrementa a baixa da auto-estima, aumenta o sentimento de desespero, baixa o grau de produtividade e danifica gravemente a relação social. O triptofano pode ser tomado como suplemento natural e actua como um verdadeiro ansiolitico; ajuda notavelmente a controlar os sintomas e as situações de tensão emocional incontrolada que advêm da tensão nervosa. 
É também muito útil para combater o excesso de peso e a obesidade, sobretudo nos casos em que existe um componente de ansiedade. O que faz o triptofano nestas situações? Contribui muito eficazmente para suprimir o desejo de consumir hidratos de carbono e doces, que resulta numa menor ingestão de calorias, e contribui para que se forme a vitamina B3 ou niacina, uma vitamina necessária para a produção de energia em células, no metabolismo dos ácidos gordos, a respiração dos tecidos e a eliminação das toxinas.
Também podemos e devemos obter o triptofano a partir da nossa alimentação. Os alimentos ricos em triptofano, como ajudam na formação de serotonina, proporcionam uma sensação de bem-estar e, por isso, devem ser consumidos de preferência na parte da manhã para que o seu efeito possa ser sentido durante o dia. Alguns desses alimentos são o  queijo; caju, amêndoas, amendoim, nozes; abacaxi, abacate, banana, uva, tamara, maçã, pera, melancia, morango, goiaba, manga, mamão, laranja, tangerina, batata-doce, berinjela; feijão e ervilha.


Para controlar processos depressivos, que geralmente estão acompanhados por estresse é também recomendado suplementos de omega 3, pois o omega 3 também ajuda a diminuir a ansiedade e as perturbações do sono, o controle das emoções e do humor e a disfunção sexual. No tratamento da depressão em crianças e adolescentes a suplementação com Omega 3 mostrou ter a mesma, se não maior, eficácia terapeutica que os remédios antidepressivos.
O omega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por lipidos sendo que na sua maior parte de Omega 3. A deficiente ingestão desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso, e a elevados níveis de sentimentos de angústia.


Comentários

Mensagens populares