Colagénio e Elastina: Menos Rugas com Vitaminas
Para se ter uma pele com menos rugas é importante actuar já a partir dos 25 anos. A alimentação é fundamental, recorrer a suplementos alimentares, se necessário, nomeadamente vitaminas, omega 3 e antioxidantes e claro bons hábitos diários de hidratação e protecção da pele, nomeadamente o uso do protector solar.
Sobre as rugas existem duas proteínas fundamentais a falar: o colagénio e a elastina. Vamos saber um pouco mais!
A síntese do colagénio ocorre intracelularmente em pequenas porções. O colagénio é exportado para fora da célula. Existem processos enzimáticos envolvidos na síntese do colagénio que são dependentes da vitamina C. Este é um dos papéis da vitamina C na prevenção e diminuição das rugas no nosso rosto. O colagénio desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos e é por isso que a diminuição da sua síntese está relacionada com o aparecimento das primeiras rugas na nossa pele. A pele com a idade vai perdendo a elasticidade.
Relativamente à alimentação possivelmente já terás ouvido falar que comer gelatina, rica em colagénio, faz bem à pele. No entanto parece ser apenas um mito: esse colagénio vai ser digerido e não chegará às células que o produzem. O correcto é inserir na dieta alimentos que contenham vitamina C e também vitamina E. Também é importante poder ter uma alimentação rica em proteínas, especialmente as proteínas presentes nas carnes, pois elas vão induzir as células a produzirem mais colagénio. Carnes vermelhas, peixes, frangos, ovos, frutas cítricas e lacticínios são aliados importantes para o combate à flacidez e a produção de matéria-prima para formação de fibras colagénicas.
Existe outra proteína importante para a elasticidade da pele - chamada de elastina. A elastina é responsável pela capacidade que a pele tem em voltar à sua forma original após ter sido esticada. Um teste simples para avaliar o envelhecimento da pele consiste em esticar a pele e verificar quanto tempo demora a retomar o seu aspecto prévio (pode experimentar na pele do dorso da mão). A pele volta ao estado original quase imediatamente. Os idosos precisam de alguns segundos. A quantidade de elastina cutânea é normalmente máxima na adolescência e no adulto jovem, diminuindo a partir dos 25 anos. Ácido retinoíco e derivados da vitamina A mostraram em alguns estudos aumentar o conteúdo em elastina
Packs da Wellness - Clica na Imagem para Saber Mais! |
Para além do poder da escolha de uma alimentação rica em proteínas e vitaminas A E e C, temos igualmente o factor importante dos antioxidantes na protecção da estrutura da pele. Podemos recorrer aos suplementos alimentares como o pack da wellness para ter tudo isto em apenas 1 toma por dia e claro recorrer também ao poder dos cosméticos. Existem muitas gamas famosas, uma delas é gama ecollagen da oriflame que é bastante útil no aumento da produção de colagénio da pele .
Comentários
Enviar um comentário