O Açúcar é um Vício?
O Açúcar e alimentos que contêm Açúcar são associados a momentos de prazer e bem-estar, a um jantar mais elaborado com uma a sobremesa deliciosa ou a um lanche com as amigas. Poderá o Açúcar ser um vício??
Sim, pode ser um vício e provocar dependência, tal como o café ou o tabaco, por exemplo. Parece estranho mas é verdade! Isso pode explicar aquela vontade súbita de comer uma coisa doce e a sensação de calma que se segue a seguir a comer um bolo ou um pedaço de chocolate.
A ingestão de Açúcar desencadeia a libertação de neurotransmissores no nosso cérebro, tais como a serotonina e as endorfinas, substâncias essas que estão associadas a sensações de prazer, bem-estar e serenidade. Ao consumir Açúcar e alimentos açucarados em excesso, é possível desenvolver uma dependência subtil que cria a necessidade de ingestão regular de doces, para manter aquela boa disposição mais ou menos constante. Já te aconteceu?
Como qualquer outra dependência, esta também é negativa e deve ser quebrada.
Há algumas dicas bastante úteis para ajudar a contrariar a dependência do Açúcar:
- não adiciones açúcar às bebidas: se gostas de chá/café/leite bem docinhos, começa devagar e gradualmente a reduzir a quantidade de açúcar que usas, e em pouco tempo vais conseguir beber com pouco ou nenhum açúcar. não uses adoçante, se possível, pois vai apenas manter a necessidade que tens de sentir um sabor demasiado doce
- não cortes totalmente nos doces: ia aumentar a frustração e irritação e o mais provável é que depois exagerasses ainda mais. reserva esses pequenos prazeres para apenas um dia da semana, e garante que são sé pequenos prazeres (2 quadradinhos de chocolate ou uma fatia do teu doce preferido e não mais do que isso)
- prefere sobremesas mais saudáveis: a fruta é naturalmente doce e essencial à saúde do nosso organismo, podes satisfazer os desejos de açúcar comendo uma pêra, alguns morangos ou outra fruta de que gostes. A gelatina também é uma boa opção, e para os mais gulosos, leite creme ou arroz doce caseiros e com pouco açúcar são boas opções - sempre em doses moderadas e apenas de vez em quando.
- faz lanches saudáveis e equilibrados: a meio da manhã ou da tarde, por que não um iogurte magro, com ou sem pedaços, e com fruta? Para tornar mais saboroso e nutritivo, podes juntar um pouco de muesli ou granola sem adição de açúcar (encontras nas secções de alimentação racional, em qualquer supermercado)
- escolhe pratos com sabores diferentes e diversos: não queiras só um bife com arroz, ou um peixinho com batata, junta-lhe alguns vegetais variados de que gostes mais e um pouco de maçã, banana ou laranja. pode parecer estranho mas vai saber-te melhor e ajudar a suportar melhor a ausência daquele docinho que não vais comer depois
- se gostares de comida picante, tempera os teus pratos com malagueta: é rica em capsaicina, um componente que não só dá o sabor picante como estimula os mesmos centros nervosos de prazer que o açúcar, e ajuda assim a comer menos doces.
Fonte: revista Prevenir - Janeiro 2012
Comentários
Enviar um comentário